![](https://images.adsttc.com/media/images/5b4f/5c98/f197/cc6e/fc00/015c/newsletter/2.jpg?1531927691)
Conchas acústicas são elementos icônicos em alguns espaços públicos do Brasil e do mundo. Mas além de uma forma curiosa, seu funcionamento é altamente interessante. Inspirando-se no desenho do ouvido humano, as ondas sonoras produzidas dentro delas são organizadas através de sua forma, tornando-se mais vívidas e fortes para o público à sua frente.
Do ponto de vista técnico, a propagação do som é realizada pela reverberação do mesmo que, emitido dentro da casca, é direcionado através da conformação côncava em direção aos expectadores. Em outras palavras, ao ser emitido, o som bate na cobertura e pela constituição cuidadosamente calculada, é distribuído à plateia. Outro equipamento que utiliza o mesmo raciocínio é o icônico Orelhão, desenvolvido pela arquiteta Chu Ming Silveira.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5a85/fd87/f197/cc64/3c00/0004/newsletter/Complexo_Concha_Ac%C3%BAstica_de_Bras%C3%ADlia_Ag%C3%AAncia_Bras%C3%ADlia.jpg?1518730624)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5a86/d3fa/f197/ccbe/1700/0140/medium_jpg/Concha_Acustica__ph__G_Viramonte-048.jpg?1518785526)
No que diz respeito ao desenho das conchas acústicas, devem ser estudados caso a caso, em decorrência das variações espaciais. Contanto, podem ser projetadas de modo radial a partir de uma casca de concreto concebida como um cone deitado, de tal maneira que com base da largura total da concha, a plateia seja disposta a partir do raio inicial; isolada, dobrando a geometria; ou ainda partindo de uma geometria no formato sela ou crista. Geralmente, elas são formadas por superfícies de base semicircular e boca parabólica, como metade de uma esfera.
No entanto, há algumas ressalvas para o funcionamento adequado das conchas acústicas. É interessante que o terreno apresente certa inclinação, dado que há necessidade angular para a disposição da plateia, assim como um teatro-arena. Condições climáticas também são importantes para o funcionamento adequado, uma vez que se a velocidade dos ventos exceder 15 km/h [1], isso pode provocar atrapalhar o som. Questões naturais adjacentes também devem ser levadas em consideração, isso porque determinados recursos naturais, a exemplo da grama, absorvem parcialmente as ondas sonoras, enquanto que superfícies de água são excelentes refletoras.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5a86/d420/f197/cc64/3c00/00e7/newsletter/Conchas_Ac%C3%BAsticas_-_Flanagan_Lawrence_Flanagan_Lawrence.jpg?1518785562)
Muitos arquitetos, especialmente no período moderno, desenvolveram conchas acústicas icônicas: Oscar Niemeyer, Henrique Mindlin, Décio Tozzi, entre outros. Hoje em dia, o sistema é aplicado em menor proporção, dado que esse modelo tem sido substituído por edifícios teatrais fechados, e as nuances sonoras são controladas através de tecnologias mais modernas. Selecionamos algumas conchas acústicas em concreto já publicadas em nosso site:
Concha Acústica de Brasília pelas lentes de Gonzalo Viramonte
![](https://images.adsttc.com/media/images/5a85/fa25/f197/ccbe/1700/0017/newsletter/Concha_Acustica_de_Bras%C3%ADlia_Gonzalo_Viramonte.jpg?1518729760)
Rehabilitación de "La Concha Acústica" del Parque Agua Azul / S2 Arquitectura
![](https://images.adsttc.com/media/images/5a85/fa1b/f197/cc64/3c00/0001/newsletter/Rehabilitaci%C3%B3n_de_La_Concha_Ac%C3%BAstica_del_Parque_Agua_Azul_-_S2_Arquitectura_Carlos_Garza.jpg?1518729750)
Conchas Acústicas / Flanagan Lawrence
![](https://images.adsttc.com/media/images/5a86/d473/f197/ccbe/1700/0141/newsletter/Conchas_Ac%C3%BAsticas_2_-_Flanagan_Lawrence_Flanagan_Lawrence.jpg?1518785645)
Clássicos da Arquitetura: Memorial Maria Aragão / Oscar Niemeyer
![](https://images.adsttc.com/media/images/5a85/fae1/f197/cc64/3c00/0003/newsletter/Cl%C3%A1ssicos_da_Arquitetura_Memorial_Maria_Arag%C3%A3o_-_Oscar_Niemeyer_R%C3%B4mulo_Marques.jpg?1518729948)
Notas
[1] AMORIM; LICARIÃO, 2005, p. 23
Referências Bibliográficas
AMORIM, Adriana; LICARIÃO, Carolina. Introdução ao Conforto Ambiental. FEC/Unicamp. 2005. Disponível em: <http://www.fec.unicamp.br/~luharris/galeria/ic042_05/TIDIA-ae_TopicoA_mat-apoio_S03_C-Acustico.pdf >. Acesso em 11 Fev 2018.